Deu uma pausa nos treinos? Veja os cuidados necessários para voltar bem

Deu uma pausa nos treinos? Veja os cuidados necessários para voltar bem

On novembro 22, 2016, Posted by , In Dicas e Notícias, With Comentários desativados em Deu uma pausa nos treinos? Veja os cuidados necessários para voltar bem

Toda vez que paramos um treinamento por um período maior do que uma semana, nosso corpo sente e se adapta à falta de exercício. Você pode sentir as articulações mais rígidas, uma preguiça maior e até mesmo algumas dores. Isso sem falar na perda muscular e da capacidade cardiorrespiratória.

Por isso, devemos ter alguns cuidados quando voltamos aos exercícios com pesos na academia ou em casa, independentemente de qual tenha sido o motivo da pausa, seja por férias, doença ou cirurgia. Tenha prudência ao retornar à sua rotina pois precisará se readaptar as cargas que eram utilizadas antes. É como dar um passo atrás para depois caminhar com segurança para frente, sem tropeçar.

Meu conselho é que você:

– Foque nos exercícios funcionais
– Reduza de 20 a 30% a carga dos exercícios com pesos
– Aumente o número de repetições
– Você também pode diminuir o intervalo entre as séries.

Assim, você mantém um trabalho intenso, mas com menor risco de lesões musculares ou articulares. Faça isso durante a primeira semana ou por pelo menos quatro sessões de treino.

Por exemplo:
Se sua carga anterior para supino reto era 60kg e você fazia entre oito a 12 repetições; diminua para 45kg e aumente para 15 a 20 repetições. Conjugue com outro exercício com um tempo de descanso menor. Ao final do treino você se sentirá tão exausto e satisfeito quanto com cargas mais pesadas.

Além do que, um grande número de repetições significa maior volume. É uma ótima estratégia de treinamento e também gera ganho de massa magra e hipertrofia. Esse tipo de treino pode durar mais de uma semana e deve fazer parte do seu programa.

Consulte um profissional de educação física para tirar as suas dúvidas e planejar sua série na academia. Mais importante: escute seu corpo, seja cauteloso, não tenha pressa. Os resultados irão aparecer. Bom treinos!

Fonte: Eu Atleta (Deborah Povoleri)

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